Buscar Serviços


Estação da arte

18 de julho de 2013

Revitalização vai transformar estação Petrobras da Trensurb, em Canoas, em galeria de arte ao ar livre.

Fotos: Internet

A cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, ganhará um colorido especial até o final de 2013. A estação Petrobras da Trensurb vai transformar-se em uma galeria de arte ao ar livre. O projeto de revitalização, patrocinado pela Petrobras, prevê a colocação de painéis de mosaico em toda a plataforma de embarque. Além disso, desenhos em grafite irão dar vida aos mais de 400 metros quadrados de teto na área de bilheteria. 

As obras em mosaicos irão retratar a beleza da fauna e da flora do Rio Grande do Sul. A artista Carolina Vecchio destaca que o tema abordado vai trazer um paradoxo interessante se tratando de uma zona urbana. “Em meio à correria das pessoas e ao concreto, as pessoas poderão ver animais, flores, folhas, e floresta”, ilustra. A mosaicista Rosa Maria Carraro afirma que “muita gente que nunca pode entrar em uma galeria de arte, vai poder admirar as obras em um espaço público”. Algo que agrada que o artista Eduardo Rick Martins, que também participa do projeto. “Trabalho de arte não tem que estar restrito em museus”, opina.

A criação das obras em mosaicos está em ritmo acelerado nos ateliers dos artistas. Depois de prontas, elas serão fixadas na estação. Os desenhos em grafite, por sua vez, irão abordar as estações do ano e a Copa do Mundo que será disputada no Brasil em 2014. De acordo com o grafiteiro Rafael Jung, o objetivo é fazer um trabalho artístico que agrade pessoas de todas as idades. “Queremos fazer a capela sistina do grafite no local”, compara. 

O projeto prevê ainda a revitalização das duas passarelas que dão acesso à estação. Ações de sustentabilidade também estão presentes no projeto. Toda a estação contará com um novo sistema de iluminação em tecnologia LED, garantindo mais eficiência e redução pela metade no consumo de energia. “A população em geral vai ganhar muito com o resultado desse projeto”, garante o mosaicista Leonardo Posenato.

O trabalho de revitalização da estação Petrobras é desenvolvido pela Agência Verdeperto Comunicação. O andamento das obras na estação e nos ateliers dos artistas pode ser acompanhado em blog.verdepertocomunica.com.br. Além de se tornar um lugar agradável para todos os usuários da Trensurb, a nova estação Petrobras será um ponto de visitação por todos que apreciam a arte. 

 


Compartilhar

Classificar


Comentários

Comentar