Buscar Serviços


Sabor do Rio Grande

12 de junho de 2013

Festival de Gastronomia vai reunir toda a diversidade da culinária gaúcha.

Fotos: Internet

*** O EVENTO FOI SUSPENSO PELO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL. 

Toda a variedade da culinária gaúcha em só lugar. Essa oportunidade única poderá ser conferida no 1° Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul. O evento acontece de 25 a 30 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O festival, realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Casa Civil, tem como objetivo mostrar e valorizar a diversidade da gastronomia gaúcha por meio dos produtos do Estado. 

Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos. A Estação Gastronômica promete ser o espaço que vai dar água na boca no público. A área de alimentação terá pratos representativos das diferentes etnias formadoras do Estado, elaborados com produtos prioritariamente da agricultura familiar e demais cadeias produtivas do RS. Este espaço também está reservado para a valorização das bebidas regionais com grupo de debates, mostras e comercialização destes produtos.

O festival contará também com a Estação Origens, onde o visitante poderá conhecer a história e a cultura alimentar por meio de uma exposição que resgata a influência de mais de 20 etnias na formação do RS, a maneira que chegaram por aqui, como se estabeleceram e a sua contribuição para a gastronomia rio-grandense. Na praça da sustentabilidade, os participantes serão convidados a refletir sobre a preservação do meio ambiente e a participar de ações e ideias sustentáveis em um espaço com estruturas de madeira ecológica na recepção do Festival. O estímulo a práticas sustentáveis por meio de atividades interativas vai está presente em todos os ambientes. Os visitantes serão convidados a refletir sobre hábitos alimentares que promovem a preservação do meio ambiente. 

O participante que for ao evento terá um espaço de interação reservado para o conhecimento e descobertas gastronômicas, que abriga atividades recreativas e técnicas. Trata-se da Estação ponto de fusão. Uma das atrações será a Arena Gastronômica, que vai receber profissionais reconhecidos da área da alimentação. Eles irão ministrar aulas-show, oficinas e promoverão discussões - além de apresentar de forma prática o preparo de diversas receitas. Renomado em todo o mundo por sua culinária inovadora, o chef Alex Atala será um dos palestrantes. Esse espaço terá uma cozinha demonstrativa com capacidade para receber 400 visitantes. 

Para as crianças e adolescentes, o festival vai contar com o espaço Vaca Amarela.  O local terá atividades de entretenimento, como orientações sobre educação alimentar, oficinas com educadores, produção de refeições saudáveis, entre outras atividades que combinam alimentação com diversão. Para quem aprecia a bebida típica do gaúcho, o festival terá o Chimarródromo. O espaço será palco de apresentação musical, contos, prosas e poesias vinculadas ao nativismo, exposição sobre a história do chimarrão e apresentação da cadeia produtiva com comercialização de erva-mate. A programação do evento conta ainda com Exposições fotográficas e de arte contemporânea sobre temas relacionados à alimentação e com 1ª Feira do Livro da Gastronomia, onde serão promovidos lançamentos, sessões de autógrafos e comercializações de obras. 

Para saber a programação completa do evento, acesse www.festivaldegastronomia2013.rs.gov.br.


Compartilhar

Classificar


Comentários

Comentar