Buscar Serviços


No habitat das ovelhas

05 de junho de 2013

Animal é atração em parque temático de Bento Gonçalves.

Fotos: Internet

Dóceis e carinhosas com as pessoas. Assim são as ovelhas. Quem vive na cidade grande dificilmente tem a possibilidade de convívio com esses animais. O Parque Temático Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves, oferece essa oportunidade para os visitantes. O local é um dos atrativos do roteiro turístico Caminhos de Pedra. 

Entre as atividades, o visitante pode aprender a fazer a tosquia e a ordenha das ovelhas. Tudo isso com a ajuda de quem trabalha na fazenda. Amamentar os filhotes é a atração preferida pelas crianças. Mamadeiras são disponibilizadas para os turistas alimentarem os animais. O proprietário da Casa da Ovelha Tárcio Michelon destaca que em muitas cidades do Brasil não se tem a possibilidade de ter contato com o meio rural. “É uma forma das pessoas participarem das atividades de uma fazenda”, afirma.

A cada hora do dia uma atividade é executada com as ovelhas. A atração mais aguardada é o manejo dos animais através dos cães da raça Border Collie. Os visitantes podem conferir toda a habilidade dos cães, que são treinados para agrupar as ovelhas. Uma atividade que encantou o analista de sistemas, Caio Petitto Bassi. Morador de Araraquara, no interior paulista, ele conta que ficou impressionado com a inteligência do cão utilizado no manejo. “Queria ter um cachorro igual a esse”, brinca. 

São mais de mil ovelhas na fazenda. Todas da raça francesa Lacoune, que produz mais leite que as demais. Cada ovelha produz até 1,5 litros de leite por dia, o que garante uma produção de 100 mil litros por ano. Com toda essa bacia leiteira, dezenas produtos derivados do leite de ovelha são fabricados e comercializados no local. São iogurtes, queijos e até uma linha de cosméticos. O leite de ovelha é mais cremoso e mais nutritivo que o leite de vaca. Sua composição é muita rica em cálcio, ferro, vitamina c e proteínas. 

O parque temático Casa da Ovelha fica aberto diariamente das 9h às 17h30min. O ingresso custa R$ 7,00 por pessoa, que dá direito a degustação de produtos feitos a partir do leite de ovelha. É uma excelente dica para quem deseja fugir da rotina urbana e a oportunidade para se aproximar desses animais que gostam tanto do convívio com o homem. 

Confira o horário de cada atração no Parque Temático Casa da Ovelha:

09h30min - amamentação das ovelhas

10h30min - tosquia

11h30min - cão border collie

12h30min - cão border collie

13h30min - corrida das ovelhas

14h30min - amamentação das ovelhas

15h30min - cão border collie, ordenha e alimentação de ovelhas

16h30min – ordenha

 


Compartilhar

Classificar


Comentários

Comentar