Buscar Serviços


Cinco vezes surpreendente

03 de dezembro de 2012

Trilhas sinalizadas e uma sequência de cinco quedas d´água fazem da Reserva Ecológica Família Lima um lugar de natureza exuberante e surpreendente.

Fotos: Internet

É longo o trecho do Arroio Feitoria que passa por Dois Irmãos: são nove quilômetros de corredeiras dentro do Município. Mas não resta dúvida que a parte mais bela é a Reserva Ecológica Família Lima. Em um trajeto curto, há cinco quedas d’água consecutivas, cada uma com características diferentes da anterior.

A primeira cascata é larga, como se fosse uma catarata, mas com vazão menor. Tem dois metros de altura e forma um lago com profundidade de até 1,7 metro. A segunda cachoeira tem o dobro do tamanho da primeira. Chega a cinco metros de altura e forma uma piscina mais funda, de até quatro metros. Na terceira queda, a água desliza sobre um conjunto de rochas, semelhante a uma escada. Entre os degraus, existe um espelho de água bem raso, perfeito para brincar com as crianças ou apenas para molhar os pés.

A quarta atração do parque também não é radical: apesar dos quatro metros de profundidade da sua piscina, a cachoeira não ultrapassa um metro de queda d’ água. É um recanto tranquilo e prepara o visitante para a apoteose aquática desta reserva ecológica: com 33 metros de queda d’água, que parecem um véu em movimento, a quinta e última cachoeira é impactante. O lago que forma a sua base tem quase 12 metros de profundidade e emoldura uma gruta rochosa onde crescem musgos e se abrigam algumas aves.

É preciso ter um certo preparo físico para descer e, principalmente, subir a longa escadaria de acesso. “Não recomendável para pessoas com problemas cardíacos”, alerta uma placa no início da descida.

Mesmo aqueles que não têm disposição para a caminhada podem apreciar a paisagem, nos bancos espalhados pela trilha ou sobre as rochas do Arroio Feitoria. Para os aventureiros, existem duas rotas de rapel (uma por dentro da cascata e outra na lateral) que são a garantia de adrenalina neste ambiente bucólico. Quem procura uma vista panorâmica não se decepciona. A dica é brincar na tirolesa, uma cadeirinha que percorre 320 metros de cordas no entorno do desfiladeiro, a uma altura de 60 metros do rio.

 

Trilhas sinalizadas

As duas trilhas que percorrem a área das cinco cachoeiras são bem sinalizadas e adaptadas para facilitar a caminhada.  “Há oito anos trabalhamos para melhorar o acesso das pessoas a todos os locais da reserva”, observa um dos proprietários do sítio, Paulo Roberto Amaro. 

O cuidado com a segurança dos frequentadores fica evidente nas placas instaladas ao longo do trajeto, com informações sobre a profundidade das águas, da base e da altura de cada queda. Diversos postos de salva-vidas abrigam equipes com treinamento de primeiros socorros, prontas para entrar em ação. “Onde as águas são mais profundas, instalamos cabos sinalizadores, para impedir que as pessoas cheguem aos locais mais perigosos”, complementa o administrador.

 

Infraestrutura adaptada para cadeirantes

Além da segurança, Amaro não dispensa orientações sobre os cuidados com a natureza. Há várias lixeiras e cartazes espalhados pelo parque, sempre estimulando o visitante a assumir atitudes ambientalmente responsáveis. “Estamos catequizando as pessoas”, brinca Amaro. Aliás, em respeito à fauna e à flora, há um limite para a entrada de pessoas no parque – o número máximo permitido é de 700 ingressos por dia – e o som alto é proibido.

A Reserva Ecológica Família Lima fica aberta apenas durante o dia – das 8h às 18h. O ingresso de R$ 12,00 por pessoa dá acesso à toda infraestrutura do parque, além dos banhos de cachoeira. Rapel e tirolesa são pagos à parte.

A sede do sítio, às margens das corredeiras do Arroio Feitoria, é toda adaptada para receber cadeirantes. A acessibilidade garante que grupos com este perfil sejam frequentes no  local. Ainda não é possível acessar a trilha, que leva à cachoeira, mas a vista do Arroio e do belo jardim, cuidadosamente mantido por Dirce Scholles, esposa de Paulo, valem o passeio.

A reserva conta com áreas de lazer que garantem a diversão também fora da d’água. Há quadras esportivas, churrasqueiras, parquinho infantil e lanchonete, além de banheiros, duchas e tanques, onde é possível fazer a higiene depois de um dia de lazer.

 

 


Compartilhar

Classificar


Comentários

Comentar