Buscar Serviços


Acampamento gaudério

19 de setembro de 2014

Acampamento Farroupilha celebra a cultura tradicionalista gaúcha em Porto Alegre.

Fotos: Internet

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”. A nada modesta passagem no hino rio-grandense exprime bem o orgulho do povo gaúcho por sua história. No mês de setembro, esse orgulho fica ainda mais evidenciado na Semana Farroupilha. Os costumes praticados principalmente pelo gaúcho do campo invadem a região central da capital Porto Alegre. O Parque Harmonia se transforma no Acampamento Farroupilha, onde é possível saborear um mate amargo, comer uma janela de costela e até dançar em um dos fandangos organizados pelos inúmeros piquetes que ficam instalados no local. Essas e mais um punhado de tradições levam milhares de gaúchos para esse que é considerado o maior evento alusivo á cultura tradicionalista gaúcha.

Oficialmente, o Acampamento Farroupilha foi iniciado em 1987. A tradição, no entanto, é mais antiga. Nos anos anteriores, o Parque Harmonia já servia de ponto de concentração para tradicionalistas que esperavam o desfile cívico-militar de 20 de Setembro. Com o tempo, o acampamento ganhou notoriedade e adeptos. Hoje, o evento conta com cerca de 400 piquetes, montados e organizados por grupos tradicionalistas, empresas e agremiações diversas de Porto Alegre, onde se cultivam os hábitos da tradição gaúcha. A incrível quantidade de churrasco que é feita simultaneamente chama atenção de quem visita o local. A fumaça, oriunda do assado, faz parte do cenário durante os dias do acampamento. O patrão do piquete Amigos Gaudérios do Sul, Vagner Luz, garante que o gaúcho nunca cansa de fazer carne. “Esse é o estilo gaúcho”, orgulha-se. Além de muito churrasco, a rotina de quem passa o dia nos piquetes também inclui jogo de cartas, chimarrão, carreteiro, música e dança. Em sua primeira visita ao acampamento farroupilha, a advogada carioca, Ana Grão, afirma estar impressionada, principalmente com a simpatia do povo gaúcho. Na sua bagagem de volta ao Rio de janeiro, ela vai levar lembranças boas do churrasco que comeu por aqui. Já o chimarrão, a carioca não aprovou. 

Em 2014, o Acampamento Farroupilha iniciou no mês de junho. Isso porque a prefeitura de Porto Alegre organizou uma edição extraordinária do evento para a Copa do Mundo. O espaço mostrou aos turistas estrangeiros a gastronomia, vestimentas, danças típicas, crenças e costumes do povo gaúcho.

 

 


Compartilhar

Classificar


Comentários

Comentar