Buscar Serviços


A tradição que vem das caçadas

24 de julho de 2014

Prato típico do município de Flores da Cunha, Menarosto era feito pelos imigrantes após grandes caçadas. Hoje, a carne de caça foi substituída por frango, coelho, leitão e codorna.

Fotos: Internet

Diversos tipos de carne e temperos assados em grandes espetos, em forma de roleta, com controle manual ou elétrico. Assim é o menarosto, prato típico do município de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O assado é uma das atrações da 41ª Festa da Colônia, que acontece neste fim de semana no distrito de Otávio Rocha, no interior do município. 

O prato foi trazido pelos imigrantes italianos por volta de 1975. A refeição era preparada em ocasiões especiais, quando as famílias se reuniam para festejar o sucesso nas caçadas. Atualmente, as carnes de caça foram substituídas por frango, coelho, leitão e codorna, que são temperadas com toucinho, manjerona, sálvia, cebola, alho, sal e vinho. Todo o processo de cozimento leva aproximadamente 5 horas. O prato principal ainda acompanha massa, polenta, pão colonial e saladas. 

Durante a Festa da Colônia, o prato será servido no domingo, dia 27 de julho, no Salão da Comunidade de Otávio Rocha. O visitante vai desembolsar R$ 40,00 para saborear todas essas delícias. Além da farta gastronomia, a programação do evento conta com celebrações religiosas, jogos de bochas, concentrações de tratores, apresentações artísticas, além da abertura festiva da safra vinícola 2014 com distribuição de vinho.

Ficou com vontade de provar o menarosto, mas não vai conseguir ir a Flores da Cunha durante a Festa da Colônia? Não tem problema. O prato típico é servido todos os fins de semana em pelo menos dois restaurantes no distrito de Otávio Rocha. 

 


Compartilhar

Classificar


Comentários

Comentar